Você pode definir filtros para gerenciar mensagens de e-mail de entrada e saída no WEBMail do Zimbra. Um filtro consiste de uma ou mais condições e uma ou mais ações. Se a mensagem corresponde às condições, as ações especificadas são realizadas.
Alguns exemplos de regras, para melhor entendimento da funcionalidade:
1. Clique na aba Preferências e selecione a opção Filtros.
2. Clique em Filtros de mensagens recebidas ou enviadas Filtros de mensagens.
3. Selecione Novo filtro.
4. Na caixa de texto Nome do filtro, digite um nome exclusivo para o filtro.
5. Para fazer com que o filtro fique ativo, marque a caixa Ativa no canto superior direito.
6. Escolha se a mensagem deve atender a qualquer uma ou todas as condições listadas.
7. A partir do menu drop-down, selecione qual parte da mensagem para aplicar ao filtro, como Assunto ou Data.
8. Escolha como o item deve corresponder, como contém ou não contém.
9. Digite ou selecione as informações a comparar, tais como a data, endereço de email, ou frase. As condições não são case-sensitive (sensível a maiúsculas e minúsculas). Por exemplo, se você selecionou Assunto e Contém e digitou Reunião de Pessoal, todas as mensagens que contenham Reunião de Pessoal são filtradas.
10. Para adicionar mais condições, clique no botão + e repita os passos acima. A ordem das condições, não importa.
11. Em Executar as seguintes ações, escolha uma ação no menu drop-down, como Mover para pasta. Dependendo da ação que você escolher, você pode precisar navegar para localizar um nome de pasta ou tag, ou digitar um endereço de email para redirecionar uma mensagem.
12. Para adicionar mais ações, clique no botão + e repita o passo acima. As ações são aplicadas na ordem em que estão listados.
13. Se você quer mais do que um filtro seja aplicado a uma mensagem, desmarque a opção Não processar filtros adicionais.
Nota: Atenção ao utilizar mais de um filtro a uma mesma mensagem, pois eventualmente podem existir contraditórias ações.
14. Ao terminar de criar o filtro, clique em OK.